domingo, 26 de agosto de 2012

CONEG RECONHECE LEGITIMIDADE DA URES

13º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) reuniu cerca de 800 estudantes em Brasília entre o dia 31 de agosto e 3 de setembro. No CONEG, reunem-se as entidades de entidades regionais, municipais, metropolitanas e estaduais para deliberar sobre questões do movimento estudantil, além de convocar o Congresso da UBES. Nesse Conselho também são efetuados os registros das novas entidades estudantis formadas, como a URES. A Diretora da Grêmios Estudantis , Raiza Ribeiro, representou a entidade rio-grandina no CONEG e obteve da UBES o reconhecimento de que a URES é a legitma representante dos estudantes secundaristas de Rio Grande, e fala em nome da UBES no município.


Diretora de Grêmios Estudantis da URES, Raiza Ribeiro, presente no CONEG da UBES, em Brasília

O CONEG foi composto por oito grupos de debates com temas variados que contribuem diretamente para formação cidadã e crítica dos estudantes, dando destaque nessa edição aos seguintes assuntos: A mulher e o mundo do trabalho, Violência contra mulher, Sexualidade, Esportes, Cultura, Comunicação, LGBT e o Movimento Estudantil. Eles apresentaram a realidade de seus estados, compartilharam experiências e discutiram possíveis soluções e melhorias para o cenário geral da juventude brasileira.

O Conselho, como o nome mesmo diz, permite a reflexão coletiva sobre o momento que vive o movimento estudantil, pondo em pauta as necessidades e perspectivas a serem atingidas através da atuação das entidades nas escolas, na formação política e social de cada um dos secundaristas. Mas o principal objetivo era convocar o 39º Congresso da UBES, espaço onde milhares de estudantes estarão reunidos.


Plenária de abertura do CONEG
 
Na programação do CONEG as conjunções de educação tiveram a presença de representantes do governo, como o Ministério da Educação (MEC), deputados federais e ainda representantes do Comando de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SINASEFE).
Os temas afincos, como a Reforma curricular, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Plano Nacional de Educação (PNE) afirmam a visibilidade do encontro. Exemplo da importância dos componentes da mesa, durante as discussões sobre o PRONATEC, a UBES recebeu da representante do MEC a garantia de participação no Conselho Gestor do Sistema “S” (ensino técnico em instituições privadas como Senai, Senac, Sesi entre outros).



Delegados votam resoluções do CONEG

 As resoluções do CONEG seguem como diretrizes para escolas de todo o país que, desde já, começam a se mobilizar elegendo representantes que participam das etapas estaduais para posteriormente fazerem parte dos representantes eleitores do 39º CONUBES.
 
O Congresso, que acontecerá entre 24 e 27 de novembro em São Paulo, é o principal momento da UBES, quando será decido o rumos da entidade para os próximos 2 anos, é nesta data que será realizada a eleição da nova diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário