Estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e de cursinhos pré-vestibulares (Enem) realizaram na tarde desta quinta, 5, a assembleia de fundação da União Rio-grandina de Estudantes Secundaristas (URES). O ato foi realizado no auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. Durante a assembleia, que contou com a participação de mais de cem estudantes, foi votado e aprovado o estatuto da entidade e instituída a diretoria da URES.
Na ocasião estiveram presentes o integrante da regional Litoral Sul do PT e advogado, Halley Lino de Souza, que representou o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, o vereador Júlio Martins (PCdoB), o presidente da União da Juventude Socialista (UJS) do Rio Grande, Peter Botelho e o vereador Luiz Francisco Spotorno (PT), que falaram da importância da união dos estudantes para reivindicação da suas demandas.
A URES tem como proposta restabelecer o movimento estudantil na cidade. Conforme o presidente, Fellipe Belasquem, a primeira ação dos estudantes foi o incentivo à formação dos grêmios estudantis nas escolas do Município. E, após, foi necessário organizar uma entidade que congregassem esse grupos.
Momento da aprovação do Estatuto e Fundação da URES |
Antigamente já havia a União Rio-grandina de Estudantes Secundários, que também tinha URES como sigla, no entanto, depois de muito tempo inativa, os estudantes foram orientados a fundar uma nova entidade. Belasquem afirma que através da nova URES, o objetivo é continuar o incentivo de formação de grêmios estudantis nas escolas e o trabalho de conscientização dos estudantes para participar de Conselhos Escolares.
Além disso, também a entidade busca participar mais da vida política do Município, reivindicando aos poderes a demanda do público jovem, como a melhoria do Ensino Básico, transporte coletivo, incentivo a cultura entre outros.
Diretoria Plena da URES eleita no Congresso de Fundação |
Em seu discurso, Fellipe Belasquem afirmou que entidade atuará independente de partidos políticos e terá como foco sempre a educação. Ele salientou também que buscará a inclusão do jovem rio-grandino no processo de desenvolvimento do Município. A URES tem o apoio do DCE da Furg e do DCE das faculdades Anhanguera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário