Dezenas de jovens participaram sábado da etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, realizada no plenário da Câmara Municipal. Tendo como tema "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil", o evento objetivou discutir as propostas da juventude do Município para a etapa estadual, da qual sairão as proposições a serem levadas à conferência nacional.
Ao longo do dia, foram trabalhados os cinco temas que compõem a pauta da nacional: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à Diversidade e à Vida Segura, e Direito à participação. Na parte da manhã, os participantes também assistiram palestras. A partir da discussão dessas questões, os jovens tiraram suas conclusões e propostas a serem defendidas na conferência estadual.
O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Leonardo Salum, coordenou os trabalhos. Conforme ele, é muito importante que os próprios jovens participem das decisões que envolvem o futuro deles. O diretor de comunicação da União Rio-grandina dos Estudantes Secundaristas (URES), Chendler Siqueira, que participou do evento, disse que a conferência é a oportunidade do jovem opinar e deliberar para o futuro do movimento estudantil e da sociedade.
Chendler Siqueira observou que não adianta o Poder Público montar políticas para a juventude se não escutá-la, se o jovem não tiver a oportunidade de escolher seu futuro. "Queremos mostrar que o jovem tem responsabilidade e sabe propor e deliberar", ressaltou. A URES apresentou duas propostas principais, em conjunto com a União da Juventude Socialista (UJS), que são a destinação de uma cota de vagas para o primeiro emprego no Polo Naval e o fim da restrição ao uso e a compra do meio-passe no transporte coletivo do Município.
__________________________________________________________________________
A Conferência Municipal de Juventude também aprovou, de forma unânime, uma Moção de Repúdio à iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio Grande em erguer de busto em homenagem ao General Golbery do Couto e Silva. A URES não tolerará que sua cidade homenageie ditadores e torturadores de estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário