sábado, 25 de agosto de 2012

RIO-GRANDINOS NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA UBES

Nos dias 2 e 3 de maio de 2011 ocorreu em Brasília o Seminário de Educação da UBES com as proposta de aprofundar o debate no projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional durante a Conferência Nacional da Educação (Conae). Fellipe Belasquem e Chendler Siqueira representaram a URES no evento
 
Foram aprovadas resoluções dentro do movimento estudantil que são emendas para alterar a proposta final apresentada pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional. Durante o seminário a UBES debateu as suas 59 emendas ao PNE, que já foram mostradas por meio de parlamentares de partidos que já se comprometeram com as reivindicações dos estudantes.
 
Entre elas, há duas questões que se destacam: a demanda de que a meta de investimento em educação seja de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação.
 
Um desses debates contou com a presença do Ministro da Edcuação, Fernando Haddad, que ouviu os posicionamentos e questionamentos dos estudantes sobre ensino técnico e PRONATEC. O Ministro se mostrou favorável ao investimento de 10% do PIB para a educação, porém apontou a necessidade de mais debates e estudos sobre a proposta.



Debate sobre Ensino Técnico com Ministro Haddad
 
 

No dia 4 de maio, os estudantes realizaram uma blitz no Congresso Nacional para entregar suas propostas referentes ao PNE para os deputados. Barrados na entrada do Congresso, e após muito protesto, os estudantes conseguiram cumprir com seu objetivo. Foi produzido um vídeo descrevendo tudo o que aconteceu durante a Blitz, que você pode conferir abaixo.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário