terça-feira, 28 de agosto de 2012

ESTUDANTE É IMPEDIDO DE UTILIZAR PASSE ESCOLAR APÓS 00:00 EM ÔNIBUS DA VIAÇÃO NOIVA DO MAR

Hoje, no ônibus da Viação Noiva do Mar, nº1111, com saída das 23:55 do Terminal Tamandaré, presenciei mais uma cena lamentável no transporte coletivo de Rio Grande. Um estudante, além de ter seu cartão escolar recusado, foi humilhado pelo funcionário da empresa, na frente de todos os passageiros. Essa cena retrata um problema sério enfrentado pelos estudantes de Rio Grande, problema esse que é duramente combatido pela URES: A restrição ao uso do passe escolar entre 00:00 e 6:00.

Qual é a lei que fala sobre toque de recolher para estudantes rio-grandinos entre 00:00 e 6:00?

 
O jovem subiu no ônibus pouco depois da meia-noite, na parada em frente ao Colégio Salesiano. A catraca travou ao idenficar o cartão escolar. O estudante recusou-se a pagar passagem integral, alegou que saiu do curso pré-vestibular que frequenta após as 11:00, depois acompanhou uma colega até sua residência, na Cidade Nova, e que não foi informado em nenhum momento que seu cartão era inválido em tal horário, nem quando fez seu cartão, nem quando o carregou, e tal informação não consta sequer no próprio cartão, onde constam apenas informações sobre manuseio do mesmo.

O cobrador passou a tratar o estudante aos gritos, e o motorista parou o ônibus no meio da pista. O jovem continuou recusando-se a pagar passagem integral, alegando que aquilo que estavam fazendo com ele não era certo. Aos berros, o cobrador respondeu:
 
"Se não pode, é por que é certo e pronto!"
 
Sob as reclamações de todos os usuários, impacientes pelo fato do ônibus ter parado, um senhor levantou-se e pagou a passagem integral para o jovem.
 
Para reflexão: E se ninguém pagasse, o estudante ia ser expulso do ônibus? Qual é a lei que fala sobre toque de recolher para estudantes rio-grandinos entre 00:00 e 6:00? Temos que regular nossas vidas em função das regras da empresa de ônibus? O correto não é o contrário?
 
Fellipe Belasquem - Presidente da URES

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